Detalhes sobre o Projeto – 9253, 9760
Esses pedidos procuravam mais informações sobre a elaboração do projeto. O pedido 9253 pedia a disponibilização do Projeto Básico, que havia sido mencionado no conjunto de documentos referentes ao termo de doação assinado por Itaú e prefeitura. O Projeto Básico contém o orçamento para implantação do plano para o Vale do Anhangabaú, mas até o momento não foi possível acessar esse documento. Inicialmente, a prefeitura respondeu à nossa demanda com um texto que fazia uma contextualização sobre o Projeto “Centro, Diálogo Aberto” e oferecia o seguinte site para consulta:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/projetos_urbanos/index.php?p=167819. No entanto, o Projeto Básico não está disponível no link indicado.
A ARTIGO 19, então, recorreu, explicando que o site continha apenas o Projeto Conceitual e não o Projeto Básico. A Lei Federal 8.666/1993 define o Projeto Básico com um conjunto de elementos específicos que não constavam no site. Segundo a Prefeitura, “o termo 'Projeto Básico não foi empregado no conceito disposto na Lei Federal 8.666/93, em seu art. 6º, referindo-se apenas aos elementos contidos no projeto arquitetônico para reorganização dos espaços urbanos no Vale do Anhangabaú” e “a elaboração do projeto básico, em sua definição técnica e legal, está sendo licitada pela SP-Urbanismo”. Atualmente estamos esperando a resposta do terceiro recurso, por meio do qual pedimos que ao menos o orçamento para implantação seja disponibilizado. Entramos com um novo pedido (9760) solicitando a disponibilização do orçamento para implantação do projeto de requalificação do Vale do Anhangabaú, mas segundo a Prefeitura a “elaboração do orçamento só será possível após a conclusão do projeto básico”.